O encontro foi promovido pela presidente do Legislativo cuiabano, vereadora Paula Calil (PL), e contou com a participação de parlamentares que integram sua base política, além da presença do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e do secretário municipal de Governo, Ananias Filho.
Nos bastidores, a principal pauta discutida foi a sucessão da presidência da Câmara para o próximo biênio. O grupo trabalha para chegar a um consenso em torno de uma candidatura única, evitando divisões internas e fortalecendo sua posição diante das demais articulações em curso dentro do parlamento municipal.
Entre os nomes que aparecem com maior força para liderar a futura composição da Mesa Diretora está o vereador Dilemário Alencar como presidente. Parlamentares próximos às negociações avaliam que ele reúne condições de construir um entendimento entre os integrantes do bloco e ampliar o diálogo com outros vereadores da Casa.
Além da definição de um possível candidato à presidência, também foram debatidos cenários para os demais cargos da Mesa. Uma das possibilidades discutidas prevê a participação de Paula Calil em uma das funções estratégicas da futura composição, mantendo influência na condução administrativa e legislativa do Parlamento.
Outro tema que segue em discussão é a possibilidade de alteração de dispositivos do Regimento Interno da Câmara. A medida permitiria novas interpretações sobre a participação da atual presidente na disputa pelo comando da Casa. Para que a proposta avance, é necessário o apoio de um número expressivo de vereadores.
Enquanto o grupo alinhado à presidência atual busca consolidar sua maioria, outro bloco de parlamentares também mantém conversas e articulações para a eleição marcada para ocorrer nos próximos meses. O cenário demonstra que a disputa pelo controle da Mesa Diretora continuará sendo um dos principais assuntos da política cuiabana até a definição oficial dos candidatos.
A eleição da Mesa Diretora é considerada estratégica, pois define os responsáveis pela condução dos trabalhos legislativos, administração interna da Câmara e organização das pautas que serão debatidas pelos vereadores durante o mandato da nova gestão.




















